A consultora de marca pessoal, Jane Anderson, revela a chave para o sucesso social
Por Luiza Belloni Veronesi
SÃO PAULO - Uma das regras para se dar bem no novo trabalho é saber se socializar. Além da questão estratégica, ser querido entre os colegas também poderá lhe trazer mais satisfação no emprego - partindo do pressuposto de que você passa mais tempo no trabalho que em casa, e um bom convívio é primordial.
Conquistar o chefe, colegas e clientes, no entanto, não é tarefa fácil. Mas a consultora de marca pessoal, Jane Anderson, revela a chave para o sucesso social em um post no LinkedIn: “fazer menos por você, mais pelos outros”, disse.
Ela mostra outras cinco maneiras de conquistar o pessoal do escritório e de reforçar sua marca pessoal. Confira quais são elas:
1. Faça perguntas
As pessoas gostam de falar de si mesmas - é a natureza humana. Use esse comportamento ao seu favor, fazendo perguntas sobre a vida pessoal ou profissional de seus colegas. “Cada pessoa tem como assunto preferido ela mesma”, explica Anderson. Mas cuidado para não fazer perguntas demais e parecer enxerido. “Se envolver com os assuntos prediletos de seus colegas vai fazer eles se sentirem mais importantes.”
2. Distribua elogios
Segundo a especialista, procure sempre fazer um elogio pertinente ao seu chefe ou aos seus colegas de equipe, especialmente se eles estão num dia difícil. “Pode ser qualquer coisa simples como dizer que você gostou da camiseta ou mencionar o novo corte de cabelo”, disse a especialista. “Todos gostam de se sentir apreciados, até mesmo com o mais simples elogio.”
Também vale o cuidado de mostrar que esse elogio é verdadeiro, para não dar a impressão de que você está sendo falso ou “puxa-saco.”
3. Preste atenção na linguagem corporal
Perceber alguns sinais corporais das pessoas ao seu redor antes de iniciar uma conversa é a chave para construir um bom relacionamento. “Observe todos os sinais não-verbais e linguagens corporais”, disse Anderson. “Assim, se alguém está claramente com pressa, por exemplo, você saberá que não é o melhor momento para conversar, pois vai irritá-lo.”
4. Faça contato visual
“O contato direto gera confiança”. Olhar para a pessoa com quem conversa mostra que você está prestando atenção ao o que ela diz e que você realmente se importa. Manter contato visual também incentiva a outra pessoa a fazer o mesmo, o que a torna mais propensa a ouvir o que você diz.
5. Dê risada
Não levar tudo muito a sério faz você parecer mais descontraído e agradável de conviver. Segundo Anderson, você pode fazer uma piada para aliviar um clima tenso num dia no escritório. Apenas se atente a fazê-la em horários próprios de descontração.