COACHING


2014-08-28

 

O segredo para não desanimar quando tudo está dando errado

Respondido por Henri Fernandes Cardim, especialista em coaching

Atualmente, um dos problemas que muitas pequenas empresas enfrentam é a falta de motivação. A grande dúvida é o que fazer para que os colaboradores não percam o ânimo. Devemos sempre lembrar a etimologia da palavra, ou seja, motivo para ação.

Levantar pela manhã apenas para ganhar dinheiro é pouco, e impor metas pode ser um fator automotivador, já que a própria pessoa é a única responsável por sua motivação.

O segundo passo é se cuidar, pois o corpo será usado como ferramenta de trabalho e, sem saúde não é possível realizar sonhos e metas, nem ser ou fazer alguém feliz. Logo, alimentação adequada e prática de exercícios físicos são primordiais. 

O tempo é o terceiro fator e desperdiçá-lo é também perder parte de vida. A disciplina de uma agenda pode ajudar a dividir e ter mais controle. Não existe falta de tempo, o que existe é falta de prioridades.

A quarta dica é honrar acordos. Não há relatos de sucesso sem disciplina e ser regrado ajuda a manter a equipe segura. Honrar o que prometeu deixa todo mundo mais estimulado a prosseguir.

Planeje-se avaliando se os itens lhe dão prazer ou dinheiro. Faça um exercício de se imaginar onde deseja chegar e lembre-se que o sucesso pode vir de um fracasso, desde que não se perca o entusiasmo. 

Henri Fernandes Cardim é consultor de negócios, professor universitário e está à frente da HFC Consultoria & Treinamento. 

 

Editado por Priscila Zuini, de http://exame3.abrilm.com.br/assets/sources/1/content_assinatura-examecom.png?1297174672

Voltar